Olhar Digital - Últimas Notícias

domingo, 25 de julho de 2010

A Terceira Revolução Industrial

imagem extraída de http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/0c2ab7bf425b1948983d01e4e6328042.jpg


Com o surgimento e desenvolvimento da informática, da robótica e das telecomunicações, a sociedade contemporânea está dando lugar a uma nova revolução que podemos chamar de REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. O advento das máquinas a vapor e a industrialização, fato que ocorrera na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, deu-se a Primeira Revolução Industrial. No entanto, na segunda metade do século XVIX (1850-1970), uma série de acontecimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e aço e com a potencialização da Alemanha e dos Estados Unidos, chegara a chamada Segunda Revolução Industrial. A chamada Terceira Revolução Industrial chega com a valorização da Informação, do Conhecimento e do homem ser capaz de transformá-los em objetos de consumo na atualidade.
O aumento expressivo da produtividade nas linhas de montagem das indústrias se deu pela utilização cada vez maior de robôs. Entretanto, sem os sistemas de informática especializados, os robôs não teriam todo o desenvolvimento quanto aos movimentos, ou seja, a robótica vem ganhando espaço cada vez maior em todas as áreas do conhecimento.
As telecomunicações e a telemática [conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes)] e seus fluxos de informações vem possibilitando uma tomada de decisões cada vez mais amadurecida e real ao se transmitir a fala das pessoas, imagens, musicas, textos, etc.


imagem extraída de http://clikeveja.files.wordpress.com/2010/01/ti-no-brasil.jpg

Agora, diante de tudo, como podemos conhecer o funcionamento dessas tecnologias inventadas e que impactos podem trazer para o meio ambiente?


É de fundamental importância, em  um mercado cada vez mais competitivo, que os que desejam entrar nesse mercado tão promissor na terceira revolução industrial, possam se dedicar ao conhecimento  no trato às novas tecnologias da informação.
Um 'leque' de setores dentro da área de TI vem recrutando pessoas qualificadas e cursos vem surgindo, a nivel tecnico e superior para suprir esse mercado.
No entanto, além da inserção na área de TI, o impacto sobre o meio ambiente deve ser levado em consideração e analisados por todos, nos mais variados setores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário