Olhar Digital - Últimas Notícias

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sistemas Especialistas - baseado em regras de produção

 
Sistemas especialistas são programas de computador que procuram encontrar soluções para determinados problemas do mesmo modo que se espera que os especialistas humanos resolvam se estiverem sob as mesmas condições.
São sistemas com um conhecimento profundo sobre campos restrito sdo  conhecimento. Os sistemas especialistas aplicam técnicas de Inteligência Artificial e conhecimento amplo em problemas específicos para simular a atuação de especialistas humanos.  
Para auxiliar  na  construção  de  sistemas  especialistas  foram  criadas  ferramentas  de Inteligência Artificial orientadas para engenharia do conhecimento e construção de  sistemas especialistas denominadas shells, que estão aptas a realizar muito do trabalho necessário para transpor  um  sistema  especialista  para  o  computador.  Essas  ferramentas  permitem  que  o desenvolvedor  do  sistema  preocupe-se  somente  com  a  representação  do  conhecimento  do especialista,  deixando  para  a  shell  a  tarefa  de  interpretar  o  conhecimento  representado  e executá-lo  em  uma máquina,  além  de  permitir  explicações  de  como  o  computador  chegou aquela(s) conclusão(ões). 
A principal função de uma shell é simplificar ao máximo  o trabalho de  implementação  de  um  sistema  especialista  e  permitir  seu  uso  por  qualquer  pessoa  sem conhecimentos de informática .
Os sistemas especialistas caracterizam-se pela manipulação de informações compostas por  fatos a  respeito do assunto e  regras  formais que descrevem  relações. Estas  informações compõem a chamada base de conhecimentos sobre a qual será feito o processamento. A fase de construção da base de conhecimentos é uma das mais complexas na implementação de um sistema  especialista,  pois  o  conhecimento  de  um  especialista  não  encontra-se  formalizado, precisando portanto de um trabalho prévio para tal. 
Desenvolverei um Sistema Especialista baseado em regras de produção utilizando a ferramenta shell produzida aqui mesmo no estado do Ceará chamada Expert Sinta.
Nela, implementarei um sistema especialista baseado em DST´s (Doenças sexualmente transmissíveis) tendo como foco principal cinco (5) das mais comuns.
O nome do sistema especialista seria Descuta.



As DST´s que podem ser diagnosticadas pelo DeScuTa são:

 1. Sífilis
 2. Gonorréia
 3. Candidiase
 4. Herpes Simples
 5. HPV

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas.
Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em dia o tratamento tem como principal objetivo interromper a cadeia de transmissão da enfermidade. O atendimento e o tratamento de DST são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Os objetivos específicos são:
a)  estudo  sobre  sistemas  especialistas  baseados  em  regras  de  produção  e  seus componentes;
b)  estudo da ferramenta Expert SINTA Shell;
c) estudo das técnicas de Data Mining , em específico regras de produção;
d) formalização do conhecimento através de regras de produção;
e) implementação do protótipo;

TELA DE ABERTURA




EXEMPLO DE PERGUNTAS AO PACIENTE


RESULTADO DAS PERGUNTAS




ARVORE DE PESQUISA


 
TODOS OS RESULTADOS


VARIAVEIS


O SISTEMA ESPECIALISTA

VARIAVEIS - OBJETIVO

 
  INTERFACE


REGRAS DE PRODUÇÃO

 

Um comentário:

  1. tenho feridas no penis parecido com a sifilis o sintoma e comesa com pequenos carosos que cosam e depois se tornam em uma ferida meu penis fica com um mau odor pareceq eu n lavo e depois some vc pode me enviar a resposta para o endereço byrrobboy@hotmail.com

    ResponderExcluir